Diversidade, intolerância e representatividade no SPFW N41

Quem mais tem um São Paulo Fashion Week não conta de #NãoFui? Eeeeuoo haha. Pois é, quem sabe no próximo eu não dou as caras por lá não é mesmo. Vamos ao que se trata. A última edição da semana de moda paulista chegou ao fim na última sexta-feira (29) e trouxe com ela assuntos de extrema importância política, econômica e social.

Pra quem trata  a moda como assunto superficial ou fútil, vai o recado que o seu pensamento é limitado. A edição N41 do SPFW trouxe junto com a coleção verão 2017, discursos e temas que merecem destaque fora e dentro das passarelas.

#INTOLERÂNCIA SOCIAL

spfw-2016-refugiados-spfwn41-1200x617
Nour Koeder (sírio), Alassane-Diaw (senegalês) Fanny-Mudingayl (congolesa), Leon Diab (palestino) e Nawrs Alhaiabi (sírio) no SPFW N41

O desfile de Ronaldo Fraga contou com a participação de 5 refugiados (dois sírios, uma congolesa, um senegalês e um palestino), integrando o casting de modelos, trazendo à tona a intolerância atual na realidade de seus países.

Eles moram há pouco tempo em São Paulo, e já tiveram que vencer a barreira da língua e se adaptar a uma nova cultura, mas agora com um pouco mais de esperança. Olha o que eles contaram em entrevista ao site FFW.

img-0517.jpgLeon Diab, 24 anos, Palestina, arquiteto.  Não fala português.

Tempo no Brasil: oito meses.

Motivo da vinda: “Tive de sair do país por causa da Faixa de Gaza. A estrutura para se viver lá é precária. Não tive escolhas. O Brasil apareceu como um lugar que oferece mais facilidades aos refugiados. É relativamente fácil conseguir o visto para ficar aqui, além de ser um país receptivo e com belas paisagens.”

O que fazia na Palestina: “Eu deixei a Palestina logo após o ensino médio e fui viver em Dubai, Milão, fui desbravar o mundo. Sou arquiteto, precisava viajar. Quando decidi voltar para o meu país de origem, me deparei com a situação de Gaza.

Trabalho no Brasil: “Tenho um escritório de arquitetura e presto serviços para clientes brasileiros e do exterior.”

Uma saudade: “Não tenho. Saí de casa muito cedo, digo que sou uma pessoa do mundo.”

Um sentimento: “Esperança que a situação de Gaza tenha uma solução.”

img-0516.jpgAlassane-Diaw, 31 anos, Senegal, comerciante. Não fala português.

Tempo no Brasil: um ano.

Motivo da vinda: “Saí do Senegal porque lá não existe expectativa de vida. Não conseguia ganhar dinheiro e as jornadas de trabalho eram extensas. Moro sozinho na avenida São João, no centro de São Paulo.”

O que fazia no Senegal: “Minha família e eu tínhamos um pequeno comércio.”

Trabalho no Brasil: desempregado. “Desde que cheguei tenho procurado emprego, mas ainda não consegui. Como só falo francês, as coisas ficam mais difíceis.”

Uma saudade: “Minha mulher e minha filha.”

Um sentimento: esperança. “Traze-las para o Brasil também”.

 #REPRESENTATIVIDADE 

ff-vert.jpg

João Pimenta convidou 4 atletlas paraolímpicos para desfilar com sua coleção verão 2017. Os paratletas medalhistas de ouro abriram o desfile, deixando bastante gente emocionada por lá. (espia mais fotos aqui)

#DIVERSIDADE 

Não há coisa mais linda do que ver o padrão ideal de beleza se tornando cada vez menos “padrão” não é mesmo? Cada vez mais abraçando o diferente, parecemos estar sempre mais distantes daquele época tenebrosa em que a única coisa bonita eram as belas modelos brancas e loiras. Não se engane, nós amamos vocês também meninas, mas dar espaço pra diversidade é algo que não tem preço.

loli-look-027-horz1.jpg
Camila Simões e Viviane Oliveira / Lolitta SPFW- N41 /216 foto: Zé Takahashi/FOTOSITE

A edição do SPFW foi certamente focada na beleza natural, trazendo gerações novas de modelos, mais diversos e bem superfresh. A beleza negra com certeza foi destaque da edição N41 muito mais do que das anteriores, revelando novos nomes do cenário nacional. E o mais importante foi poder ver a beleza de forma natural, preservada e acima de tudo respeitada. 

mlom-look-006-horz.jpg
Rodrigo Somália e Kim Olivier / Murilo Lomas SPFW- N41 abril/2016 foto: Zé Takahashi/FOTOSITE
sali-look-008-horz.jpg
Larissa Canela e Mahany / Salinas SPFW- N41 abril/2016 foto: Zé Takahashi/FOTOSITE

O que mais gostaram da edição dessa SPFW ? Conta aí pra gente!

 

Xoxo

Gui Assinatura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: